Dicas para fazer os pneus do carro durarem mais

Os pneus dos carros geralmente são lembrados apenas quando eles precisam ser trocados ou quando acabam apresentando algum tipo de problema. A grande maioria das pessoas não olha para eles quando está procurando um carro novo para comprar, por exemplo. Mesmo assim, eles acabam fazendo basicamente todo o trabalho pesado, uma vez que sustentam todo o peso do veículo e colocam toda aquela massa de ferro e outros componentes para andar.

Mas o que muitos motoristas costumam reparar é nos desgastes que os pneus sofrem no dia a dia. Afinal de contas, costuma doer no bolso quando eles precisam fazer a troca do conjunto de pneus. Em determinados casos os pneus podem acabar durando mais, em outros casos pode ter uma duração muito reduzida. E isso pode estar diretamente relacionado a determinados comportamentos e formas de direção que os motoristas possuem no dia a dia.

Confira algumas dicas que poderão se tornar extremamente úteis para fazer com que os pneus durem mais.

Cuidado com a pressão

A calibragem da pressão do pneu é fundamental para que esta parte do veículo consiga ter uma durabilidade maior, e esta é uma informação que muitos motoristas simplesmente não levam em consideração. De acordo com as fabricantes, quando um motorista anda com o seu carro com os pneus apresentando uma pressão 10% abaixo do indicado significa uma redução de 5% na vida útil, por exemplo.

Portanto, é fundamental que os motoristas passem a verificar a pressão dos pneus do carro semanalmente, ou pelo menos sempre que passar no posto para abastecer. Além disso, procure sempre a informação relativa a pressão indicada para o seu modelo de pneus.

Pneus mais desgastados

Outra informação importante sobre a durabilidade dos pneus está no fato de que o conjunto dos quatro não acabam se desgastando de forma uniformemente. De acordo com os mais variados testes realizados pelas fabricantes, os pneus da frente costumam sofrer três vezes mais desgaste do que os pneus. Por isso, uma dica interessante para fazer com que o conjunto dure mais é trocar a posição dos pneus pelo menos a cada 10 mil km rodado.

Alinhamento

Andar com o carro alinhado é fundamental para a segurança do motorista. Mas o que muitos não sabem é que quando o veículo está dando aquela puxada para um lado ou para o outro ele acaba também fazendo com que os pneus fiquem mais desgastados.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *